Quando escrevi para o meu jornal universitário, uma das tarefas que mais gostei foi escrever críticas de cinema. E fui terrível nisso, assim que percebi. Porquê? Estava a escrever o equivalente a relatórios de livros: relatórios de filmes.

Felizmente, eu caí em mim e percebi que avaliar filmes e Peças e coisas do gênero (e, sim, livros) é mais complicado, ainda mais satisfatório, que isso. Aqui estão algumas dicas-não necessariamente na ordem em que eles seriam aplicados em sua escrita-para crafting comentários de filmes (que são mais ou menos aplicáveis para rever outros tipos de composição, ou mesmo produtos como software ou gadgets):

Se as circunstâncias o permitirem, ver o filme mais de uma vez. É fácil perder elementos chave, ou mesmo todo o ponto, após apenas uma única visualização.

Expressem a vossa opinião sobre o filme, mas apoiem as vossas críticas. Se você está ofendido, desapontado ou envergonhado, fornecer uma razão válida, mesmo se você acha que é óbvio. Uma crítica de cinema que aparece como um ataque pessoal a um ator, diretor ou roteirista ou uma diatribe sobre um gênero é uma crítica fracassada.

Ajuste o estilo de sua revisão para o público. Se você está lançando críticas para uma publicação tradicional, você é esperado para ser razoavelmente imparcial (embora mesmo os críticos de cinema mainstream são permitidos — nay, esperado — a gozar gentilmente particularmente inepto cinema). Se o seu público alvo é fanboys (e fangirls) em um site de filme-geek, no entanto, sinta-se livre para tirar as luvas. Seja como for, apoiem as vossas críticas com observações válidas; arremessar invectiva não é o mesmo que avaliar.

Evite spoilers. Um dos mais perniciosos e recentes desenvolvimentos no gênero de revisão é a revelação descuidada e irrefletida de pontos-chave da trama. É um sinal de profissionalismo abster-se de dar tal informação. Exceção: críticas de filmes previamente lançados não necessariamente aderir a esta regra, embora ainda é considerado esportivo avisar os leitores ou visitantes do site para saltar para o próximo parágrafo, se eles não querem ler alguma coisa. Alguns sites de classe realmente code spoiler significado para ser invisível a menos que o visitante se desloca sobre a área em branco para destacar essa passagem na revisão.

Julgue a história. As ações do personagem são justificadas, e seus motivos são plausíveis? Existe uma consistência interna na forma como cada pessoa se comporta, ou algumas palavras, pensamentos ou ações são falsas? O enredo faz sentido? A linha da história é lógica? O arco narrativo é bem moldado, com uma economia de forma, ou é flácido ou desenhado, com pontualidade que mata o tempo?

Classifica os atores. Eles atendem às expectativas ditadas pelo enredo e outros elementos da história? Se não, são as suas próprias deficiências de teatro, eles são prejudicados por um script pobre, ou há algo sobre suas performances que faz você acreditar que o diretor está em falta? O que poderiam os artistas, os roteiristas, ou o cineasta ter feito de forma diferente para fazer o filme funcionar melhor?

Avaliar os elementos técnicos. Como a cinematografia, edição, Iluminação, Som e outros componentes suportam ou diminuem do filme? A música é adequada e eficaz? Você não precisa conhecer o jargão de tecnologia cinematográfica para compartilhar seus pensamentos sobre como esses elementos contribuíram ou foram retirados do todo.

Escrever críticas de filmes é de uma maneira uma tarefa ingrata: muitas vezes, os leitores irão discordar de você, e muitas pessoas irão ver filmes sem a sua orientação sábia.